O Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise (LMEM – https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/1351) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma infraestrutura acomodada em uma área de 300 m2 que oferece três técnicas distintas para análise de materiais, MEV, MET e microscopia ótica.
contato: lmem@admin
Nossas Principais Capacidades:
MEV – Microscópio eletrônico de varredura
Utilizado para analisar a superfície de amostras com alta resolução.
MET – Microscópio Eletrônico de Transmissão
Utilizado para estudar a estrutura interna das amostras em nível molecular, possui uma câmera CCD para aquisição de imagens detalhadas e tensão de aceleração de 120 kV.
Marca FEI, Modelo Tecnai 12 (reservar)
Fotomicroscópio
Um fotomicroscópio combina a ampliação óptica de um microscópio com a capacidade de capturar imagens de alta resolução. Usado em biologia e ciência de materiais, ele permite a observação detalhada em escala micrométrica.
Marca Zeiss, modelo Axio Imager A (reservar)
Esses equipamentos contribuem para pesquisas em diversas áreas, incluindo ciências dos materiais, nanotecnologia, biologia animal e vegetal, microbiologia, engenharia civil, física, química, biotecnologia, agronomia, farmácia e geociências.
Além dos principais equipamentos, o laboratório oferece aos usuários, de forma gratuita e orientada, uma série de equipamentos periféricos que são essenciais para o preparo de amostras, tais como evaporadora de carbono e pulverizador catódico (sputtering) de ouro, aparelho de secagem ao ponto crítico de CO2, knifemaker, desbastador de blocos, ultramicrótomo, lupas, capelas, freezeres, entre outros. Esses recursos garantem não apenas a qualidade e a precisão das amostras analisadas, como também oferece aos usuários uma infraestrutura de preparo de amostras biológicas a fim de permitir a análise em ambientes de ultra alto vácuo sem, contudo, perder suas características morfológicas por geração de artefatos.